7 de mar. de 2012



Quarta, 07 de março de 2012

ESPIRITUALIDADE NOS SALMOS


“Eu te amo, ó Senhor, força minha. ”
Sl 18.1

Segundo alguns estudiosos das Escrituras Sagradas, encontramos no livro de Salmos, o centro da espiritualidade bíblica, onde descobrimos um conhecimento vital de Deus, como se fosse uma espécie de desvelamento da própria face do Todo-poderoso. Está expresso nas experiências salmódicas a realidade de um Deus relacional, pessoal. Verificamos Deus completamente imerso nas relações pessoais de seus servos e na vida comunitária de seu povo. Constatamos uma relação de mão dupla, isto é, de desvelamento da parte de Deus e de contemplação por parte do povo e de cada um individualmente.

Devemos desenvolver uma espiritualidade de sede de Deus, da verdadeira necessidade existencial de Deus, que, certamente, nos remeterá ao outro, ao próximo. A espiritualidade salmódica é a ação de Deus na vida da cada um e do seu povo, seja como aquele está com, caminha com, estende a mão, socorre, ampara, sustenta, anima, protege, revela caminho e, sobretudo, se mostra aos seus na intimidade do coração e da relação.

ORE


Deus todo-poderoso, ajuda-me, como os salmistas me ensinam, a desenvolver uma espiritualidade que sabe contemplar e enumerar tão minuciosamente as tuas maravilhas. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: