1 de out. de 2013

12 formas de construir um casamento feliz e duradouro...


12 formas de construir um casamento feliz e duradouro
 
Quer você tenha dias, meses ou anos de casamento, já tenha passado por desilusões, divórcio e abandono, ou mesmo se seu casamento está por um fio, acredite: há esperança. Sempre há tempo de ter uma relação que lhe complete, que traga felicidade e que dure.

As histórias que nos são contadas quando crianças começam com o “Era uma vez...”, trazem exemplos de coragem, esperança e amor eterno. Na maioria delas, o bem vence o mal, e terminam com o “felizes para sempre”. Na vida real, precisa-se de muita coragem, esperança e amor para fazer um casamento feliz para sempre ou enquanto dure, das duas partes, tanto marido quanto esposa.

Alguns lembretes para que você possa, juntamente com seu cônjuge, ajudar a construir um casamento feliz e duradouro.
  1. Inclua Deus em tudo. Quando Deus está presente num casamento, marido e mulher juntos podem buscar inspiração para os problemas do dia a dia. Um casal que ora junto a respeito dos problemas, da educação dos filhos, das dificuldades financeiras, e agradece ao Senhor por tudo, experimenta um tipo de felicidade e paz que não se encontra em nenhum outro lugar.
  2. Leia as escrituras sagradas. Um casal que lê as escrituras juntos aprende junto e possui mais facilidade de entender, através das histórias dos profetas e povos que viveram antes, que adversidades fazem parte da vida; que somente se colocarem o orgulho de lado, buscarem a ajuda de Deus, aceitarem a Sua vontade, serem perseverantes em cumprir Seus mandamentos e ensinarem isso aos filhos, terão a felicidade duradoura.
  3. Coloque seu coração na família. Um especialista familiar chamado Dieter Uchtdorf disse “O que amamos determina o que buscamos. O que buscamos determina o que pensamos e fazemos. O que pensamos e fazemos determina quem somos, e quem nos tornaremos". Uma vez que você reconheça que o casamento é sagrado e decidiu colocar seu coração em sua família, você saberá que somente através dela a real felicidade pode ser alcançada.
  4. Seja fiéis e decida não mentir. Decida-se antes de casar. Uma vez casado(a), eleja seu cônjuge como aquele que completa sua vida. Fidelidade é um convênio e viver sem mentiras é absolutamente essencial para viver um amor com confiança e paz. Não pode existir paz se não há transparência; nem intimidade que una um casal sem lealdade.
  5. Viva o altruísmo diariamente. Amor verdadeiro é um processo que requer ação pessoal. Nas pequenas coisas simples do dia a dia é que podemos demonstrar amor e reconhecer que somos amados, que há interesse em ser feliz com o outro, que há felicidade quando este amor é vivido, acima de todos os problemas e distrações. Quando amamos alguém, tratamos aquela pessoa diferente, melhor, carinhosamente.
  6. Trabalhe para atingirem unidade. Busquem ser um em propósito. Eduquem os filhos juntos. Façam atividades juntos. Ajudem um ao outro a realizar seus sonhos. Estejam presentes nas situações importantes e sempre juntos. A união de um marido com sua esposa é um mandamento de Deus. Consiste em estar juntos não só na alegria e saúde, mas na tristeza e na doença. Ele quer que nossos corações cresçam juntos. Isso não é apenas o ideal, mas uma necessidade.
  7. Invista em consideração e dedicação. Casamento é uma parceria de iguais, sem um exercer domínio sobre o outro, mas sim encorajando e ajudando com as responsabilidades e aspirações de cada um. Se você colocar o bem-estar e a felicidade do cônjuge como sua meta, haverá reciprocidade, vocês serão felizes e seu casamento durará.
  8. Busque e desenvolva a paciência. Deus nos ensina que o perfeito amor possui perfeita paciência. Não somos perfeitos em paciência, mas cada situação que precisamos dela é uma oportunidade para aprender a ter mais dela. Pensar antes de falar é outra forma de exercitá-la. A busca do autocontrole é uma forma de vivê-la. Isso vale para todas as relações, especialmente o casamento.
  9. Alimente o amor. O amor precisa de cortesia, gentileza, atenção, exclusividade e tempo todos os dias, seja num simples olhar ou numa relação íntima. Se nutrirmos o amor com sentimentos contrários, o amor adoece e morre. Assim como o corpo morre se não o nutrirmos ou se o nutrirmos mal. É a estabilidade de sentimentos que faz um casamento feliz.
  10. Use e abuse do perdão. Desculpar-se sinceramente ao outro pode restaurar uma relação e fazer crescer o amor, salvando um casamento. Reconhecer as causas de conflitos e fazer a própria parte para evitá-las ou resolvê-las é fundamental para a felicidade no amor.
  11. Estabeleça e assumam as prioridades. Tenha calma. Dedique tempo para conhecer o outro. Uma relação duradoura leva tempo para ser construída. Estabeleça prioridades. É mais fácil evoluir juntos quando ambos respeitam o tempo um do outro. Uma relação que é constante, harmoniosa e satisfatória precisa de uma fundação bem estruturada.
  12. Comunique-se. Quando há amizade, há mais respeito, aceitação, paciência, humor. Com a pressão do dia a dia, aprender a comunicar-se melhor com o cônjuge é essencial. Planejem o futuro juntos. Façam metas. Divirtam-se.
Um casamento é mais que conviver com uma pessoa agradável que nos atrai. É mostrar todos os dias o que aquela pessoa significa em sua vida, como você é feliz de tê-la por perto, que ela é a escolha do seu coração, e que você preza a amizade e o amor que os unem.
- See more at: http://familia.com.br/12-formas-de-construir-um-casamento-feliz-e-duradouro#sthash.69sLtfle.dpuf

Nenhum comentário: